Desafios: ir mais longe!

Partilhamos os desafios da Gata Cristina, que se propôs a um desafio maior: unir todos os desafios, escrevendo sempre cada desafio em linha com os anteriores. Aqui fica o resultado final. Parabéns pela criatividade!


Desafio 1, A Gata Cristina

 

Caríssimos herdeiros, 

 

Se estão a ler esta carta é porque já não estou neste mundo ou, por outras palavras, quinei. 

Pedi ao meu querido advogado, a quem agradeçam uma avultada dedução à fortuna, que lesse o que vos deixei: 

À querida Francisca as faturas dos colégios da tua limitada filha; ao Maroto Gustavo as notas de divida das apostas; ao irreverente Alberto as faturas dos carros destruídos; à doce Sofia as faturas das clínicas de reabilitação. 

……… 

Depois da pausa sádica (como adorava ver as vossas caras!), vamos ao que interessa: deixei quatro testamentos, cada um a favorecer um de vocês, escondido um em cada propriedade. Vigorará apenas o primeiro a ser encontrado. 

 

Adeus meus queridos, boa caçada, 

 

Gustavo Albuquerque  


 

Desafio 2, A Gata Cristina


Ping ping faz a irrequieta chuva na janela, vrrrr vrrrr o carro que passa por ela,

toc toc os sapatos das vizinhas, chlap chlap as crianças traquinas nas pocinhas, 

ao longe, ouve-se os pássaros a chilrear e o sol insolente ousa entrar, 

Francisca, a querida, puxa o lençol pequeno e, absorta, pensa no mágico veneno, 

sequiosa da ratoeira que vai construir, para os restantes herdeiros subtrair.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desafio 3, A Gata Cristina


Anúncio de rádio

(voz cansada, som de buzinas e carros)

Cansado ao final de um dia de trabalho? Do trânsito? Da correria?

(voz calma e doce, música “Wonderful Worl”, som de crianças a rir)

Finalmente chega a casa, pode relaxar, descansar, abraçar quem ama, 

o nosso espaço é onde somos felizes, onde nos sentimos bem

(voz rápida e surpreendida, música de fundo “As Valquirias”, som de ratos)

Mas… o que é isto?! O seu espaço invadido?! Pragas que invadem a sua casa?! O seu jardim?! O seu quintal?! A sua vida?!

(voz forte)

BASTA de invadirem a sua privacidade! Vá já comprar Ratiade!

(voz calma e doce, música “Wonderful Worl”)

Ratiade é o primeiro raticida no mercado com cheiro a alfazema,

volte a relaxar enquanto é invadido pelo doce aroma da montanha

(voz calma e doce, som de pássaros)

Ratiade, o veneno com cheiro a liberdade!








Desafio 4, A Gata Cristina








Desafio 5, A Gata Cristina


Wook.pt - Do Telemóvel para o Mundo

Do telemóvel para o mundo eu vos peço que algum de vocês me silencie!

Sou o telemóvel da Francisca e estou deprimido… ela já não me quer… não pega em mim, não me acaricia com o seu dedilhar, não sussurra infinitas palavras cúmplices ao meu ouvido. 

Estive sempre com ela… Com a minha ajuda comprou o Ratiade, uma prenda para o mano Gustavo, que ele nem aproveitou porque faleceu de repente. O que ela chorou coitadinha…. Só voltou a rir quando a Sofia foi presa, o que foi bem feito, porque encontraram na carteira dela a prenda que a Francisca tinha comprado.

Estive com ela quando enterrou o mano Alberto vítima de um despiste. Com o historial dele, outra coisa não se esperava… E ela estava sempre a tentar ajudar o mano, até andámos juntos a ver no Google os sistemas de travões do carro que ele conduzia. Parecia que adivinhava o que ia acontecer, a pobrezita.

Depois foi a descoberta de um papel que desencadeou isto. Primeiro ficou radiante, depois ligou ao advogado e gritou aos meus ouvidos sobre hipotecas das propriedades e dívidas do papá aos amigos, não se percebia nada e aquele interesseiro só se ria. 

E aqui estou eu agora, com este barulho irritante do meu próprio chamamento a que ela não acode, parece que está zangada comigo, sempre que a chamo fulmina-me com os olhos e chora mais. Mas são os amigos do papá que ligam constantemente, eu não consigo me calar. Oh, Valha-me Deus!


Comentários