Entrevista: Marta Velha, Autora

 A Marta faz parte do maravilhoso grupo de escritores do torneio de Outono de 2020.


Como já tem livros publicados, acedeu a partilhar a sua experiência numa pequena entrevista por escrito. Muito obrigada, Marta!


Cá vai ela:


Fale-nos um pouco sobre o seu livro, por favor!

 Tenho 5 bebés (como eu carinhosamente lhes chamo).

  'A Mensagem', editado em 2013 é um romance. 

  'Paixão Alucinante', de 2014, romance.

  'Amor de Deus', 2015 (Bubok), romance. Este  livro foi o que mais 'trabalho' me deu a escrever. Tudo porque 'cismei' que cada capítulo teria que começar com um versículo da bíblia e depois todo o capítulo teria que 'andar em roda' desse mesmo versículo! Ainda bem que existe a bíblia on-line pois assim ia pesquisando palavras chave que pretendia e assim consegui o resultado final que tanto me animou!

  'Faltam-me as palavras' 2017, romance. 

  'E tudo o mar levou' 2019, romance. Baseado em fatos reais acontecidos em 1892 na Póvoa do Varzim


Como é para si o processo de escrita? (como escreve? Quando escreve? Porque escreve?...)

 Ui!! escrevo todos os dias! Seja uma pequena frase, seja um parágrafo, seja um capítulo. Adoro escrever à mão! Todos os meus livros foram escritos nos famosos cadernos de capa preta e só depois passados para o word. 

 Só quem escreve é que consegue entender a paixão que é ter as personagens a passear na nossa mente, dar-lhes vida, dar-lhes emoções. A inspiração pode surgir do nada, daí ter o hábito de apontar tudo o que penso ou o que vai surgindo pelo caminho. A ideia para o terceiro livro surgiu através de um panfleto das eleições autárquicas (quem diria, não é?), o meu primeiro livro chama-se 'A Mensagem' porque alguém deixou um panfleto no meu carro ( e eu pensei, aah que giro que era se neste livro alguém andasse a deixar papelinhos a outro alguém!) e a ideia surgiu numa viagem que fiz ao Egipto! 

    Escrevo porque me alivia o stress, obriga-me a pensar mas também me deixa um bocadinho 'a andar na lua'! 


 Como surgiu a ideia de o publicar? Foi difícil encontrar editora? Como está a correr essa experiência? 

Adoro ler. E pelo meu caminho de leituras já li excelentes livros e livros assim assim. Um dia acabei de ler um livro e disse alto: isto até eu escrevia. E andei durante bastante tempo a dizer 'um dia escrevo um livro'. Em 2010 viajei até ao Egipto e em finais de 2012 estava saudosista a rever as fotos e pensei 'Porque não?'. Surgiu assim 'A Mensagem', depois deste primeiro o díficil foi mesmo parar de escrever. 

    Encontrar uma editora não é difícil, difícil é escolher entre tanta oferta que agora há no mercado.



Que conselhos daria a quem sonha publicar a sua obra?

 Escrever todos os dias! Ler todos os dias! Partilhar ideias! Não ter medo nem vergonha de dizer ' eu escrevo'. Acreditar que os sonhos são possíveis porque nenhum sonho é grande demais! 


Se tivesse direito a um desejo literário qual seria?

Que todos os portugueses lessem pelo menos um livro por ano, de preferência de um autor português! 



Alguns Links para os seus livros:


https://martavelha-autora.blogs.sapo.pt/

https://www.chiadoeditora.com/livraria/paixao-alucinante

https://www.bubok.pt/livros/9075/Amor-de-Deus

https://www.wook.pt/autor/marta-velha/3032503


Comentários